Praia do Tofo. O paraíso em Moçambique.

4/14/2024

praia de tofo em inhambane
praia de tofo em inhambane

Finalmente, depois de muitos meses morando em Maputo, consegui conhecer Tofo. Demorei muito tempo por alguns motivos: a viagem de carro e longa e precisaríamos de um feriado prolongado pra ter a oportunidade de ir de carro e a passagem de avião não é muito acessível.

A cidade de Maputo, a capital de Moçambique, está localizada a aproximadamente 500 quilômetros ao sul de Inhambane. Viajar de Maputo para Inhambane pode ser feito por via terrestre, aérea ou marítima, cada uma com suas próprias vantagens e características.

A maneira mais comum de chegar a Inhambane a partir de Maputo é por meio de uma viagem de ônibus ou carro particular. A estrada principal que conecta Maputo a Inhambane é a EN1 (Estrada Nacional 1), que é uma rodovia asfaltada em boas condições na maior parte do percurso. A viagem de carro geralmente leva entre 6 a 8 horas, dependendo das condições de tráfego e das paradas ao longo do caminho. Existem algumas empresas de ônibus que oferecem serviços regulares entre Maputo e Inhambane, com opções que variam de ônibus convencionais a ônibus executivos mais confortáveis. Pessoalmente sei que isso existe, porém é muito difícil conseguir informações online (muito mesmo). Sei a a empresa Cheeta Express tem esse serviço, porém só faz a ida e volta 2x por semana.

portagem no caminho de maputo para inhambane
portagem no caminho de maputo para inhambane

Inhambane tem seu próprio aeroporto, o Aeroporto de Inhambane (IATA: INH), que recebe voos domésticos de algumas companhias aéreas com duração de aproximadamente 1 hora. Os voos são uma opção conveniente para quem deseja economizar tempo ou evitar a longa viagem de carro. Embora menos comum, também é possível chegar a Inhambane por via marítima. Algumas empresas oferecem cruzeiros ou serviços de ferry entre Maputo e Inhambane, embora esses serviços possam ser menos frequentes e mais sazonais.

aeroporto de inhambane em moçambique
aeroporto de inhambane em moçambique

Como disse, fomos de carro e... posso dizer? É uma viagem bastante cansativa, porém a estrada é boa durante a maior parte do caminho mesmo. Demoramos mais ou menos 9 horas para chegar, pois paramos em Xai-xai para almoçar.

Para saber 100% dos detalhes é só assistir ao vídeo:

Chegando na província de Inhambane, já podemos ver a quantidade de turistas estrangeiros que escolhem a Praia do Tofo para suas férias e feriados. Muitos turistas da África do Sul (país vizinho) e Europa. O vilarejo em si também tem muitos lugares pensados para turistas. O preço também é para turistas, viu? Então prepare o bolso se quiser comer nos lugares de frente a praia. A refeição mais barata com o "peixe do dia" que comi saiu por 900 meticais e daí o céu é o limite hahaha.

Um dos lugares que mais gostamos de comer foi o restaurante japonês Sumi Bar and Kitchen. Fica perto de todos os outros restaurantes e precisa fazer reserva antes ou contar com a sorte que terá mesa disponível. É muito muito bom e consegues achar algumas opções mais em conta no cardápio. Ah, veg e vegan friendly também!

Vamos falar de locomoção pela praia? A maior parte dos hotéis e hospedagens fica em uma área que não tem asfalto. Se você for sem carro, recomendo ficar perto muito muito perto da praia ou da rua principal com os restaurantes.

Nosso hotel, pelo mapa, ficava bem perto, porém na prática as coisas são bem diferentes. De noite muitas ruas não tem iluminação, então você precisa da lanterna do seu celular pra iluminar o caminho. Pegamos uma carona com uma amiga pra Praia do Tofo, então foi bem desafiadora a experiência de andar por lá a noite. Se puder, alugue, vá de carro, ou fique mais perto do "centrinho"do que a gente.

Com relação a segurança: me senti bem segura por lá, mesmo andando de noite no escuro mulheres irão entender. Tanto em Maputo quando em Tofo, me sinto confortável em andar.

Uma dica que posso dar é sobre algo que já estava alerta antes de chegar, por alguns vídeos que assisti antes de ir é sobre os vendedores de praia. Eles são muito muito muito muito insistentes. Geralmente tento ser o máximo educada com todo mundo que aborda, pois sei que é o trabalho da pessoa, mas lá em Tofo eles passam um pouquinho dos limites (inclusive limites brasileiros). Eles ficam muito em cima de você e ficam insistindo bastante. Comprou algo ou se interessou? Os outros vendedores irão observar e vão rodear, também oferecendo a mercadoria. Vi um estrangeiro com 6 vendedores em volta, o que intimida bastante, justamente com por conta da insistência. As vezes você só quer deitar na areia e relaxar.

Se quiser ver mais sobre os valores e o que fizemos por lá, não esquece de assistir ao vídeo que postei no Youtube. Esse site/ blog foi criado com a intenção de postar relatos escritos dos vídeos que produzo por lá, até pra facilitar a sua vida na hora de viajar.

Moçambique é um país lindo e cheio de praias e lugares deslumbrantes que muita gente não conhece. Já tem bastante material sobre o país no meu canal do Youtube. Até a próxima!